Guarda-chuva: Uma Referência Cultural
- Bárbara Boraso
- 8 de set. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de fev.
Um acessório comum do dia a dia já pode ser considerado uma influência cultural forte em muitos países, inclusive aqui no Brasil. Entenda essa tendência mundial.

Bem vindo ao nosso blog Fascinaters. Você também é daqueles fascinado pelo mundo de Acessórios, Utilidades e Lazer?! Se sim, então você é um dos nossos! Te inserimos no mercado de importação, trazendo os melhores assuntos do segmento. Aqui você encontra tendência, cultura, artigos de chuva, moda e muito mais!
O início de uma nova era para os Guarda-Chuvas
“Você deve estar se perguntado: mas como um guarda chuva chegou tão longe para se tornar uma referência?”
Foram necessárias muitas mudanças durante anos para se chegar a essa conclusão. Alguns países já possuíam esse item por sua origem desde os tempos antigos. O guarda chuva só passou a ser mais do que um mero artigo de chuva a partir do momento que foi descoberto pelos chineses e japoneses que seu uso poderia ser utilizado de outras formas. Não apenas para fins chuva ou sol, mas também sendo algo diferencial. Aos poucos foi se criando novas tendências tornando sua função versátil.

Influencias mundiais impactam pessoas
Cada país exerce uma certa influência que ao decorrer do tempo atinge uma legião de pessoas por milhares de anos. Com determinados produtos isso não ocorre com rapidez, mas consideravelmente afeta à vida das pessoas. Um exemplo disso bem recente é a rede social que acendeu no Brasil: o Tiktok. Muitos aderiram a essa realidade de se conectar depressa por razões crescente do mundo digital.
Essa ascensão de hábitos culturais é tão forte e constante que pode tomar proporções surpreendentes que vai da compra de um produto até um estilo de vida a ser seguido.
Hoje a sombrinha possui inúmeras opções de estilos. Coloridos, desenhados, lisos ou estampados. Além da variedade, o guarda chuva já está inserido em outros nichos de mercado como: artesanato, decoração, moda, utilidades etc.

As Referências do acessório de chuva
“Mais que acessório, um conceito e estilo de vida.”
Apesar do guarda-chuva ainda ser mantido no seu formato original, agora o item possui mais adaptações nos seus detalhes, cores e matéria-prima. E tem melhorado cada vez mais a estética sem perder a sua funcionalidade, mas com um toque diferente. Sendo para dias de sol, dias de chuva sua finalidade continua sendo indispensável na vida das pessoas. Guarda-chuva: Uma Referência Cultural. E que seja assim por um bom tempo, né rs? É o que esperamos!
Veja abaixo os estilos de cultura:
Pinturas em tela feita á mão representando a arte e história
Valorização dos costumes e tradição milenar de cada lugar
Exposições em museus e jardins botânicos para visitação
Celebrações cerimoniais como casamentos entre outras
Em ensaios fotográficos voltado a campanhas e bem-estar
Na arte urbana enfeita ruas e estabelecimentos em geral
Países mais conhecidos por essa tradição
As grandes potências pelo mundo com essa força de costumes na maioria das vezes vem da Ásia ou do Oriente dentre eles estão China, Índia e Tailândia.

Na Tailândia por exemplo é muito comum na tradição deles guarda chuvas com artes manuais, ou seja, desenhados nos tecidos como: flores, figuras de pássaros, natureza etc. Isso além de embelezar e gerar renda, transformam um simples acessório em algo cultural a ser consumido e também no turismo do lugar.
Gostou das dicas?! Agora você já sabe quanta coisa legal que dá pra fazer com o guarda chuva e ir se reinventando. Para quem busca algo inovador, tem á sua mão um item com várias finalidades.
Uma dica: enfeite jardins, casas de veraneio, estabelecimentos como empórios ou para festas temáticas, use a criatividade com os Guarda-Chuvas. Fica lindo e super diferente. Ótimo para aniversários, happy hours, fim de ano e por aí vai!
Eu ameei ❤️
Amei a viagem no tempo e no espaço com o guarda-chuvas. Me senti uma "Mary Poppins" rodando por aí!!!!